Wednesday, August 11, 2010

All those yesterdays

Don't you think you oughta rest?

Sim, talvez você esteja cansado. As necessidades que a vida acadêmica exige, as práticas laborais, a somatização dos problemas, as contas, a presença excessiva ou a falta da(o) esposa(o)/namorada(o)/amante, as dores físicas/mentais/espirituais, a carestia, as velhas promessas...
Mas não. Você não deveria estar cansado. Afinal, a vida é assim mesmo. Milhões de pessoas vivem assim, não é verdade?
Desde quando teve início a "nossa" civilização cristã-ocidental, foram estabelecidos parâmetros de felicidade. Exemplos de sucesso. Modelos de êxito. Por mais que você esteja feliz com sua casinha nos cafundós de Agepê¹, com seu cachorro vira-latas que dorme no relento, com a velha Média em casa ou no barzinho e os meios de transporte público, sempre haverá alguém insatisfeito. Pior: na maioria das vezes surgirá alguém para mostrar que você deveria estar insatisfeito.
Mas, então, você está satisfeito?

Don't you think you've done enough?

Você possui a casa que sempre quis, o emprego que sempre almejou, a mulher ou homem que sempre desejou? Estudou, trabalhou, foi o melhor amigo, o melhor namorado, esposo(a), ex-marido/ex-esposa ou pai/mãe que o mundo ou talvez você mesmo tenha tentado ser?
Aliás, desculpe, mas você realmente queria ter tentado? Ou está simplesmente cansado por ter vivido uma existência justificada apenas pelas tentativas (frutiferas ou não)?

Let it wash away
All those yesterdays

Por maior que seja o clichê que ora sobre tempo, razão e lições, a verdade é que não existe verdade absoluta. Nunca existiu.
Sim, talvez esquecer as mágoas, o passado, as frustrações, sirva como motivação. Afinal, qual a graça da vida se não pudermos apertar o botão de "restart"? Aliás, a capacidade do bicho-homem em se reinventar tem sido infinita até quando nossa última e derradeira sinapse é feita.

What are you running from??

Violência, cobranças, pedintes, chefe ou professor cobrando o trabalho atrasado, namorada(o)/esposa(a), amigo(a), dívidas (quaisquer, financeiras ou morais), doenças, curas...
Você realmente precisa correr?

There's still time, it's no crime to escape

Sim. Por mais que digam a velha máxima sobre a covardia, não há vergonha em escapar.
Quantas vezes queremos dormir o dia todo?
Quantas vezes precisamos apenas de nós mesmos?
Quantas vezes queremos simplesmente jogar fora o traje sociocivilizatorio?
Por quantas vezes queremos simplesmente fazer isso sem justificativas² e sem receios?
Você quer mesmo escapar?

Enfim, você não acha que deveria descansar antes de pensar nisso tudo?



¹Ouça "Moro Onde Não Mora Ninguém" e você, prezado leitor, entenderá.
²Desde que "não façamos com o outro o que não queremos que façam conosco" - por mais que seja tentador...

6 comments:

Anonymous said...

O bom e velho Márcio está de volta!
Estava com saudade desses posts, sabia? Outro dia Pablo falou comigo, estávamos lembrando do X-Ray!

Beijoka

Anonymous said...

Muitas coisas pra pensar...muito o que absorver... vou descansar antes de responder, rsrsrs

Bjinhus
Sandrinha

Diego Bachini Lima said...

Muito reflexivo. Muito bom MESMO.

Eu ainda sou muito novo, mas claro também me canso, tenho meus problemas e minhas preocupações.

Mas pra abrir a cabeça para resolver só relaxando na praia, na piscina com um sol, e uma água de coco ;)

RF said...

Farei igual a sua amiga aí de cima, vou descansar antes de responder, rs... Felicidade? Bem, querem empurrar isso goela abaixo, como um direito constitucional, sabia? Eu não quero, passo. Se não houver sombras não saberei como é a luz, não é mesmo, gafanhoto?

Luzia Medeiros said...

Adorei! A vida é cansativa mas me dá prazer, e acho que quase nunca descanso, porque a cada dia me entretenho com coisas novas que acabam se misturando as velhas coisas que me irritam, e tudo vai se transformando em experiencias...é a dinamica da vida. Embora eu tente ser diferente, e as vezes até consiga, sou como qualquer pessoa, tenho problemas, que crio e resolvo para me distrair, passar o tempo! Bjs

Lílian said...

Cansaço? Do quê se a gente passa a vida toda reclamando do tempo que não tem, ou que perdeu porque não sabe administrar a própria vida.
Felicidade? Somente a minha filosofia de vida pode me mostrar se sou ou não feliz.
Não me comparo, nem me meço. É ultrajante passar a vida sendo limitado por se mesmo. Tento não passar a vida inteira somente galgando degraus e dando feedback. Heisenberg diria que se "Sei onde estou mas não sei a que velocidade e se sei a velocidade não sei onde estou."